Os serviços à comunidade integram núcleos, clínicas e projetos que, além de promoverem a formação qualificada dos futuros profissionais, prestam serviços especializados às comunidades.
Consulte os serviços oferecidos por nossas clínicas.
Clínica-Escola de Fisioterapia
Com mais de 5 mil atendimentos por ano, a Clínica-Escola de Fisioterapia do UNIPÊ é referência em equipamentos e atendimentos fisioterapêuticos na Paraíba, na atenção à saúde da criança e do adolescente, do idoso, da mulher e do homem.
Saiba maisClínica-Escola de Enfermagem
O COLACE conta com uma unidade básica e outra avançada para oferecer uma série de serviços à comunidade paraibana e nordestina. O espaço é essencial para a prática de ensino e aprendizagem entre professores e alunos.
Saiba maisClínica-Escola de Fonoaudiologia
Aqui são realizados procedimentos e exames para identificação e tratamento das alterações da audição e do equilíbrio. O atendimento é gratuito e a comunidade conta com modernas salas de atendimento na Unidade de Audiologia e na Unidade de Fonoterapia.
Saiba maisClínica-Escola de Psicologia
Espaço onde os alunos, sob a coordenação dos professores, atendem a comunidade na prevenção e promoção da saúde mental por meio de projetos diferenciados nas diversas perspectivas de atuação da psicologia.
Saiba maisClínica-Escola de Odontologia
Clínicas modernas e equipadas com mais de 100 consultórios onde são realizadas as práticas voltadas para a formação do estudante do curso de Odontologia, habilitando-o a atuar como clínico-geral.
Saiba maisO projeto tem o objetivo de promover a conscientização da comunidade sobre os direitos fundamentais das crianças e adolescentes, apresentando as consequências do trabalho infantil e quais são os direitos e garantias do trabalhador jovem. Essa interação e troca de conhecimento é fundamental dada a importância da problemática e capacidade de uma atuação proativa.
Como participar
Fique atento (a) à divulgação dos editais de seleção aqui no portal.
O CAJUP é desenvolvido junto aos Conselhos Regionais de
Contabilidade – CRC dos bairros do Cristo Redentor, Mangabeira e Mandacaru, contando com
a participação de 30 alunos do 5º ao 10º período do curso de Direito.
Como atividade de extensão universitária, o projeto contribui para fortalecer a relação da
universidade com a comunidade, participando de ações sociais que priorizam a superação das
condições de desigualdade e exclusão ainda existentes.
Como participar
Fique atento (a) à divulgação dos editais de seleção aqui no portal.
A Câmara de Arbitragem e Mediação é um projeto que envolve diversos serviços. Ela vem facilitar e difundir os institutos da mediação e da arbitragem, promovendo palestras, fóruns, cursos e treinamentos de estudantes e de advogados.
Formado por integrantes da comunidade acadêmica, admitidos por processo seletivo, o Coral do UNIPÊ proporciona a prática do canto Coral, utilizando a música como instrumento de sensibilização e integração social.
De forma solidária e responsável, as atividades de Extensão permitem a difusão e a produção do conhecimento acadêmico a partir da integração e do atendimento à comunidade externa.
Trata-se de um projeto desenvolvido semestralmente com o envolvimento dos discentes dos cursos da UBtech Business, os quais recebem capacitação pedagógica e formação específica dos docentes participantes nas áreas dos sete cursos oferecidos à comunidade em geral.
Durante oito sábados, são ministradas aulas pelos discentes, instrutores e monitores, que correspondem a uma carga horária com certificação de 30h.
Como serve à comunidade?
Este projeto realiza mais de 300 atendimentos por semestre. Apresenta um modelo alternativo para capacitação de jovens carentes, que se encontram desempregados, oportunizando o seu ingresso no mercado de trabalho. Ainda, o projeto conta com inscrição solidária, através da doação de alimentos não perecíveis que, posteriormente, são doados a instituições carentes.
Baseia-se na premissa da Responsabilidade Social das empresas e das universidades, por meio de uma parceria dessas entidades fortalecida pelo apoio da comunidade.
Como participar do projeto?
O aluno do UNIPÊ passa por um processo seletivo, posteriormente, é capacitado para ministrar aulas em nível de instrutor. Fique atento ao portal institucional do UNIPÊ, onde semestralmente são divulgados os editais de seleção para o projeto.
Para mais informações, entre em contato com o coordenador do projeto: gislene.silva@unipe.edu.br
Capacitação de alunos de comunidades carentes no uso de aplicativos básicos de Tecnologias da Informação, tais como Windows, Word, Excel, Powerpoint e Internet. As aulas acontecem nos laboratórios da Instituição, com toda infraestrutura necessária, e são ministradas por alunos dos cursos da UBTech TI (Ciência da Computação, Sistemas para Internet, Gestão de TI e Redes de Computadores). Os instrutores são orientados por outros quatro colegas (Coordenadores do Projeto).
A ECS formou a primeira turma em 1999. Neste período, formou mais de 3000 adolescentes carentes no curso de Introdução a Informática. O curso é oferecido semestralmente nas manhãs de sábado (das 8h às 12h), no Campus do UNIPÊ.
Como serve à comunidade?
Promove educação em Tecnologia da Informação com excelência, fomentando a inclusão sociodigital de adolescentes entre 13 e 18 anos, estudantes de escolas públicas, cujas famílias tenham renda inferior a dois salários mínimos. Eles geralmente são encaminhados por uma instituição parceira. Por semestre, cerca de 240 jovens são beneficiados pelo projeto.
A cada seis meses, são formadas turmas de Introdução à Microinformática, Internet, Windows e Office na ECS com certificação. E os melhores alunos da Escola de Computação Solidária podem receber computadores doados pelo projeto AID.
Como participar do projeto?
Fique atento ao portal institucional do UNIPÊ, onde semestralmente são divulgados os editais de seleção para o projeto.
Realizado por professores e alunos de vários cursos do UNIPÊ, este projeto tem como objetivo reciclar computadores que estão fora de uso e doá-los às comunidades carentes, ajudando os jovens na inclusão digital. A sustentabilidade e a reciclagem são bem predominantes no projeto que conta com alunos dos cursos de Tecnologia da Informação, Psicologia, Moda e Engenharia Civil.
Como serve à comunidade?
O AID promove a inclusão digital da comunidade e região adjacente ao Centro Universitário de João Pessoa por meio da integração multidisciplinar, fornecendo um produto de tecnologia sustentável através do descarte e reuso de resíduos eletrônicos de informática.
Temos como objetivo a curto prazo se tornar a principal iniciativa de inclusão digital do estado, montando um telecentro comunitário em comunidades vulneráveis a cada semestre acadêmico.
Como participar do projeto?
Fique atento ao portal institucional do UNIPÊ, onde semestralmente são divulgados os editais de seleção para o projeto.
O projeto busca desenvolver a interação e troca de conhecimentos acerca do trabalho infantil em João Pessoa, dada a importância da problemática e capacidade de uma atuação proativa, buscando a conscientização e humanização da sociedade a respeito desse tema de grande importância por meio da disseminação de informação a respeito dos direitos e garantias assegurados às crianças e adolescestes.
Como serve à comunidade?
O presente projeto tem o objetivo de promover o empoderamento da comunidade sobre os direitos fundamentais das crianças e adolescente, apresentando as consequências do trabalho infantil e quais os direitos do trabalhador jovem através de palestras em escolas e empresas.
Como participar do projeto?
Fique atento ao portal institucional do UNIPÊ, onde semestralmente são divulgados os editais de seleção para o projeto.
Exclusivo para a comunidade acadêmica do UNIPÊ, o projeto inclui a prática de atividades esportivas como handebol, handebol de areia, vôlei, vôlei de areia, basquete, futsal, futebol, futebol de areia, judô e alongamento, aplicados de forma lúdica e prazerosa.
O Esporte Para Todos está dimensionado para a formação de polos compostos por equipes de iniciação à prática esportiva, bem como propiciar àqueles que tiverem um melhor desempenho para o esporte a oportunidade de participar das equipes de competição.
Como participar
O programa é aberto a todos os alunos e alunas do UNIPÊ, regularmente matriculados (as) e aptos (as) a praticar exercícios físicos. Procure a coordenação do seu curso para mais informações.
O projeto é uma ação processual contínua e de caráter educativo, atualmente dividida em dois módulos. O Módulo I trata-se de um curso de Primeiros Socorros com duração de um semestre. No Módulo II são prestados atendimentos de Primeiros Socorros no posto PAPS ao longo do semestre, durante os três turnos do dia. Ambos são realizados no UNIPÊ.
Como participar
É preciso passar por processo de seleção e treinamento. Fique atento (a) à divulgação dos editais de seleção aqui no portal.
No projeto, os alunos dos cursos de Administração e Logística são capacitados para realizar workshops e programas relacionados com empreendedorismo e startups abrangendo estudantes do ensino médio da rede estadual de educação. Ao fim dos programas, as equipes participam de uma competição nacional para apresentar os projetos de startups desenvolvidos e seus respectivos protótipos de produtos.
Como participar
É preciso passar por processo de seleção e treinamento. Fique atento (a) à divulgação dos editais de seleção aqui no portal.
O Escritório de Negócios e Consultoria é um espaço criado para a prática dos alunos. Nele, os alunos desenvolvem projetos em diversas áreas organizacionais para atender demandas reais do mercado.
Como serve à comunidade?
O Escritório serve a partir da resolução de problemas e demandas reais, por meio de parcerias firmadas com organizações locais. Ademais, ao desenvolver no aluno competências relacionadas à soluções de situações empresariais.
Como participar do projeto?
O discente UNIPÊ passa por um processo seletivo., Posteriormente, após selecionado, um professor da instituição passa a ser seu mentor na condução dos projetos desenvolvidos para cada uma das organizações parceiras. Fique atento ao portal institucional do UNIPÊ, onde semestralmente são divulgados os editais de seleção para o projeto.
O Escritório de Negócios e Consultoria é um espaço criado para a prática dos alunos. Nele, os alunos desenvolvem projetos em diversas áreas organizacionais para atender demandas reais do mercado.
Como serve à comunidade?
O Escritório serve aA partir da resolução de problemas e demandas reais, por meio de parcerias firmadas com organizações locais. Ademais, ao desenvolver no aluno competências relacionadas à soluções de situações empresariais.
Como participar do projeto?
O discente UNIPÊ passa por um processo seletivo., Posteriormente, após selecionado, um professor da instituição passa a ser seu mentor na condução dos projetos desenvolvidos para cada uma das organizações parceiras. Fique atento ao portal institucional do UNIPÊ, onde semestralmente são divulgados os editais de seleção para o projeto.
Trata-se de um programa que visa prestar assistência integrada aos responsáveis e às crianças com microcefalia.
Como serve à comunidade?
Oferece atendimento humanizado e integrado de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Odontologia às crianças com microcefalia, além de fornecer suporte aos responsáveis durante o todo o tratamento por meio de conversa com psicólogos, em grupo e individualmente, atividades educativas, atividades físicas e um programa de mobilização ativa com fisioterapeutas, proporcionado uma melhora na qualidade de vida dos pequenos e de seus cuidadores.
As atividades são desenvolvidas na Clínica-Escola de Fisioterapia, duas vezes por semana, no turno da tarde. São atendidas crianças de 0 à 3 anos, de ambos os sexos, com diagnóstico de microcefalia. As crianças são avaliadas por um grupo de profissionais da saúde para identificar os encaminhamentos necessários à sua saúde integral.
Como participar do projeto?
Para participar é preciso passar por processo de seleção e treinamento. Fique atento ao portal institucional do UNIPÊ, onde semestralmente são divulgados os editais de seleção para o projeto.
Trata-se de um projeto que tem como objetivo principal acompanhar, assistir, analisar, propor e executar estratégias assistenciais para a comunidade acadêmica do Unipê, incluindo funcionários e professores, (e seus familiares), além dos alunos. Saiba mais (botão)
Como serve à comunidade?
Por meio deste projeto, pessoas da nossa comunidade acadêmica são acompanhadas, assistidas, e analisadas, a fim de garantir que recebam o atendimento, diagnóstico e tratamento adequados, quando necessário. O projeto disponibiliza 50 vagas de forma integrada, sendo duas (02) por curso, para alunos do Unipê de maneira integrada.
Como participar do projeto?
Alunos de todos os cursos podem participar. O ingresso no projeto se dá através de uma prova e posterior capacitação com aulas dos assuntos abordados, realizada por professores da instituição. Fique atento ao portal institucional do Unipê, onde semestralmente são divulgados os editais de seleção para o projeto.
O UNIPÊ Sustentável é um projeto de extensão visando práticas de sustentabilidade, com o objetivo de integrar todos os cursos do UNIPÊ, para o incentivo de ações de conscientização, educação e transformação de hábitos, permitindo um novo comportamento, em consonância primordial no que prevê a Lei n. 9.795, de 27 de abril de 1999, da Constituição Federal. O foco principal é capacitar o estudante para educação ambiental em todos os níveis de ensino com conscientização pública para a preservação do meio ambiente.
Como serve à comunidade?
O projeto arrecada materiais recicláveis, itens de higiene e alimentos para doação à ONGs ou instituições de apoio a pessoas em vulnerabilidade social e animais em estado de abandono. Além da doação, o projeto confecciona produtos que são usados nas atividades educativas e compõem presentes artesanais para as crianças contempladas nas campanhas, visando as ODS da ONU, em especial com relação à preservação e recuperação do meio ambiente.
Como participar do projeto?
O discente UNIPÊ passa por um processo seletivo, posteriormente, um professor da instituição passa a ser seu mentor na condução dos projetos desenvolvidos para cada uma das organizações parceiras. Fique atento ao portal institucional do UNIPÊ, onde semestralmente são divulgados os editais de seleção para o projeto.
O UNIPÊ estimula e difunde as atividades artísticas e culturais, através de seu “Programa de Responsabilidade Cultural”. Este programa, criado em 2012, tem o intuito de reafirmar o papel do UNIPÊ no reconhecimento da cultura e identidade paraibana resgatando e colocando em pauta assuntos culturais que valorizam a cultura do Estado e da região.
As ações do Programa abrangem: Cineclube UNIPÊ; UNIPÊ com Música; Lançamento de Livros; Exposição de artes plásticas e mostra integrada de curtas; Coral Universitário; Apoio às atividades dos cursos; Núcleo de Voluntariado e Espiritualidades – VOE e Apoio à realização de eventos internos e externos.
É possível acompanhar as principais ações do programa no menu Eventos. Sugestões e solicitações podem ser realizadas através do e-mail cultural@unipe.edu.br.
Encontre aqui as informações e os documentos necessários para a realização do estágio.
Conforme a legislação vigente, LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008, Art. 1º, “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”.
Veja o que é necessário para a validação da documentação de estágio (se você for aluno de Direito, deverá consultar a disciplina Estágio no Blackboard):
Estar regularmente matriculado no UNIPÊ.
Todos os documentos devem conter as assinaturas e carimbos das instituições concedentes, assim como a assinatura do aluno que será contratado.
Os documentos devem estar totalmente preenchidos, contendo todas as informações solicitadas.
Conforme o Art. 13º da legislação supracitada, cada aluno só poderá ter um contrato de estágio com a carga horária máxima de 30h semanais.
Termo de Compromisso de Estágio
Olá!
Aqui você encontra cursos EAD, com alta vivência digital e flexibilidade para estudar de qualquer lugar. Para conhecer melhor sobre o curso de interesse, você será redirecionado(a) para a Cruzeiro do Sul Virtual, nosso portal de cursos a distância. Além de saber todos os detalhes, você descobrirá também o polo mais próximo. Confira!
Cancelar ContinuarPara acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.